Newsletter

introduza o seu email e subscreva a newsletter

NOTÍCIAS

Leal da Costa na inauguração
do 18º CNMGF

“Esta é a especialidade do futuro e a que mais cresce no presente”, afirmou o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, na cerimónia de inauguração do 18º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar.

Fernando Leal da Costa preside à cerimónia de abertura

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, vai presidir à cerimónia de abertura do 18º Congresso de Medicina Geral e Familiar, no próximo dia 27 de setembro, às 17H00, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Beira Interior (Covilhã).

Oficinas e Sessões de Comunicações

Diversidade será a palavra de ordem 
A aposta do 12º Encontro Nacional de Internos de MGF e Jovens Médicos de Família e do 18º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar, relativamente às oficinas e sessões de comunicações livres, é a de conceder o máximo de experiências enriquecedoras aos participantes inscritos.

Internos de MGF pretendem reforçar cooperação e união

A mesa redonda “Internos: como estamos organizados”, obedece a três princípios fundamentais: conhecer os internos portugueses de Medicina Geral e Familiar (MGF), pensar o internato e a especialidade em Portugal e contribuir para a identificação e resolução dos problemas nacionais, através da promoção do debate público entre internos, jovens médicos de família e seniores. Fundamentar um plano estratégico de resolução dos problemas, é o grande objetivo de um encontro que irá reunir na Covilhã um amplo painel de representantes nacionais, regionais e locais.

Workshop sobre Urgências Oftalmológicas preenche lacunas de formação

Na jornada inaugural do 12º Encontro Nacional de Internos de MGF e Jovens Médicos de Família decorrerá o workshop Urgências Oftalmológicas, coordenado por Keissy Sousa (Laboratório de Competências – LaC – Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior) e integrando os formadores Sofia Maia e João Queirós (Centro Hospitalar do Porto), com duração de hora e meia e um limite máximo de 40 participantes.

Discussão em torno da avaliação final do Internato

A mesa redonda sobre a avaliação do Internato pretende fazer o ponto da situação do Exame Final de Internato em Medicina Geral e Familiar. De acordo com o moderador, Hélder Farinha, a discussão vai incidir sobre as principais vantagens e desvantagens do exame segundo a metodologia atual.

Colocar as mãos na massa…
com as Oficinas de Treino de Habilidades

Logo no arranque do 12º Encontro Nacional de Internos de MGF e Jovens Médicos de Família (na manhã de sexta-feira, dia 27 de setembro), terão lugar as Oficinas de Treino de Habilidades (OTH).

Sobrediagnóstico e rastreio do cancro da mama

Um desafio científico, ético e deontológico
A medicina atual poderá estar a prejudicar pessoas saudáveis através da deteção cada vez mais precoce e da definição cada vez mais ampla de situações que podem não corresponder a doença. De acordo com o Prof. Luiz Miguel Santiago, o sobrediagnóstico ocorre quando pessoas sem sintomas são diagnosticadas com uma doença que, em última instância, não faria com que apresentassem sintomas ou morressem precocemente. 

Furor Preventivo: Um drama em quatro atos

Os autores desta peça – Carlos Martins, Isabel Alves de Sousa, Mariana Rio e Carlos Franklin – previnem desde já que não se responsabilizam pela não nomeação para a próxima edição dos Globos de Ouro. Mas, humor à parte, Carlos Martins garante uma sessão especial, dinâmica e interativa. Em foco vão estar questões como disease mongering, marketing do medo, prevenção quaternária, overdiagnosis, vantagens e desvantagens de determinados rastreios e atividades preventivas e ainda as opiniões e atitudes dos portugueses relativamente a esta matéria.

Disease mongering no centro dos debates

Disease mongering ou “promoção da doença” é um dos grandes temas do 18º Congresso de Medicina Geral e Familiar.
Esta mesa redonda, moderada por Luís Filipe Gomes - membro do núcleo coordenador para a área da MGF do mestrado integrado de medicina da universidade do Algarve - conta também com a participação dos médicos de família Armando Brito de Sá e Edgar Ferreira.
O objetivo, explica Luís Filipe Gomes, é que os médicos despertem para este fenómeno, questionem, exijam informação fidedigna e atuem em conformidade. “Só com um espírito de livre crítica conseguiremos prestar um melhor serviço aos nossos utentes”.

Entrevista - Marc Jamouille

“A prevenção quaternária não é um assunto que se possa discutir per si”

Cunhou a expressão prevenção quaternária, inesgotável tópico de debate em congressos e publicações de nomeada. Porém, quando gizou pela primeira vez o seu modelo relacional teórico entre médico e paciente, o belga Marc Jamouille estava longe de pensar em conceitos que hoje geralmente associamos à prevenção quaternária, como o sobrediagnóstico, o sobretratamento ou a iatrogenia.

Livro de Resumos

Consulte o  livro de resumos do 17ºCongresso Nacional de MGF e do 11º Encontro Nacional de Internos de MGF e Jovens Médicos de Família.
Veja como fazer download.

Organização
Patrocinios
Outras Colaborações
Outras Colaborações
Agência Oficial
2012 © Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar ‐ Todos os direitos reservados
Powered by Leading
Última actualização 2014-01-02