Newsletter

introduza o seu email e subscreva a newsletter

Colocar as mãos na massa…
com as Oficinas de Treino de Habilidades

Logo no arranque do 12º Encontro Nacional de Internos de MGF e Jovens Médicos de Família (na manhã de sexta-feira, dia 27 de setembro), terão lugar as Oficinas de Treino de Habilidades (OTH). Estas oficinas são coordenadas por Marta Fazendeiro e Raquel Aires Pereira e englobarão quer sessões ministradas em português, quer – em alguns casos – sessões em inglês, de forma a incluir os colegas estrangeiros que estarão presentes no âmbito do programa Mini-Hippokrates.
A primeira destas oficinas estará focada na temática da auscultação cardíaca e durará, aproximadamente, 60 minutos. Os formadores envolvidos nesta oficina são Luís Patrão, Ricardo Tjeng, Edmundo Dias e Pedro Lito, os quais abordarão princípios básicos da fisiologia e fisiopatologia cardíaca e a sua tradução na auscultação cardíaca. O treino da auscultação será efetuado em simuladores básicos, com possibilidade de treino de escuta de sopros cardíacos, arritmias e outras alterações. 
Já a segunda oficina agregará dois temas: otoscopia e toque rectal. No caso, os formandos passarão cerca de 30 minutos em cada uma destas sessões. A formação estará a cargo de Ana Rita Elvas, Carina Santos, Miguel Pires e Patrícia Costa e compreenderá o treino prático do toque retal e da otoscopia. O treino destas habilidades será efetuado igualmente em simuladores básicos, sendo revistas algumas noções teóricas anatómicas e de execução de procedimentos. De referir, ainda, que nas duas sessões que compõem esta oficina serão discutidos múltiplos casos clínicos, com a finalidade de analisar as diferentes alterações que podem ser detetadas através da otoscopia e do toque rectal.

 
A mais-valia das OTH
“A ideia de criar um espaço para treino de habilidades no Encontro Nacional de Internos de MGF e Jovens MF surgiu do crescente interesse dos profissionais no treino prático das suas habilidades, em particular dos internos e jovens médicos, nomeadamente no que diz respeito a algumas das técnicas básicas usadas diariamente na prática clínica”, assegurou-nos Marta Fazendeiro, uma das coordenadoras das OTH.
Em suma, o que se pretende alcançar com estas oficinas é que os formandos treinem, em conjunto, a execução das técnicas e interpretem os dados de acordo com os casos clínicos apresentados.
Concretizar tais oficinas na Covilhã sem o apoio do Laboratório de Competências – LaC – instituição ligada à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) seria praticamente impossível, uma vez que os formadores são oriundos deste inovador laboratório. Segundo Marta Fazendeiro, o LaC revela-se pois um parceiro fundamental para esta oferta formativa, graças ao elevadíssimo nível técnico-científico que empresta aos seus colaboradores e, por consequência, a quem deles recebe formação: “a preparação de profissionais de saúde com alto nível de competências sociais e técnicas, suportada pela investigação e desenvolvimento de programas na área da Educação Médica e outras Ciências da Saúde, é a meta que orienta o trabalho realizado no LaC. O desenvolvimento do LaC, desde a sua génese, tem sido feito com base em evidência científica, centrado no aluno e em competências. O grupo de formadores do LaC é constituído não só por docentes contratados, mas também por profissionais de saúde que colaboram em áreas específicas do domínio das Ciências da Saúde. Todos mantêm uma forte componente de ensino universitário, para além da atividade clínica”.
A coordenadora das OTH acredita, aliás, que esta proposta formativa criada a pensar no 12º Encontro Nacional tem todas as condições para ser um enorme sucesso e conquistar elevados índices de adesão: “nestas oficinas queremos dar especial relevo à componente prática e à aprendizagem centrada no formando. Ao utilizarmos simuladores básicos, que permitem o treino de técnicas, julgamos que estas oficinas serão marcadas pelo dinamismo e que seremos capazes de cativar a atenção dos participantes".

Voltar Imprimir O seu email não é válido
Organização
Patrocinios
Outras Colaborações
Outras Colaborações
Agência Oficial
2012 © Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar ‐ Todos os direitos reservados
Powered by Leading
Última actualização 2014-01-02